Associação Paraense dos Portadores de Distonias - APPD

Histórico
Devido a grande dificuldade dos portadores de distonia em conseguir os medicamentos, um grupo de pessoas colaboradores e portadores de distonia, começaram a se reunir para encontrar alguma maneira de conseguir adquirir o medicamento tão necessário para essas pessoas. Dessas reuniões surgiu a idéia de fundar uma associação.


No dia 27 de Setembro de 1.999 tornou-se realidade e surgiu a "Associação Paranaense dos Portadores de Distonia".
Nessa associação, os portadores e colaboradores lutam com muita dedicação para tentar amenizar o sofrimento das pessoas.

Graças ao empenho da Srª Jandira Trainotti e esposo, Srª Maria de Fátima da Silva são as pessoas que mais lutaram e continuam lutando para que os portadores não fiquem mais sem o medicamento.

A Associação conta com o apoio de profissionais como o Sr. João Jacir Cabral, e para a obtenção dos medicamentos conta com empenho dos integrantes do Centro Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde Pública.
Através da Resolução nº 1014, de 15 de agosto de 1997, o então Procurador Federal de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, criou o CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA, em Curitiba, Paraná, que tem local na Av. Marechal Floriano Peixoto, nº 1251, Bairro Rebouças, Fone: 41 219 5000.

A competência do Centro de Apoio Operacional dentre tantas outras, é a de estabelecer, inclusive, política institucional para o funcionamento das Promotorias de Justiça que atuam na área da proteção à saúde, inclusive no que concerne a programas específicos. Além disso, tem como competência igualmente, a propositura, em conjunto com órgão locais de execução, por solicitação destes e quando entender conveniente, as medidas judiciais pertinentes e, para tanto, pode requisitar laudos, certidões, informações, exames e quaisquer documentos, diretamente dos órgãos públicos ou privados;
Saliente-se que, juntamente com o Centro de Apoio Operacional, funciona a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública em Curitiba, Paraná.

A coordenação do Centro de Apoio Operacional compete ao Promotor de Justiça, Dr. Ivonei Sfoggia, sendo que atua juntamente com o coordenador, a também Promotora de Justiça, Drª Michele Rocio Maia Zardo. Ainda, o Centro de Apoio Operacional conta com 02 (dois) assessores jurídicos, Leonira Salete Sechchi e Luiz Roberto de Oliveira Zaveri; uma administradora Liana Overcenko da Lara; uma assistente social Clarice Metzner e as estagiárias do curso de direito Fernanda Schaefer e Giovana Maria Bósio, além da estagiária do curso de Assistência Social Claudia Graciele Kruger.

A APPD funciona na Rua Barão de Antonina, 522 - Apto. 84 - Cep 80530-000 - Curitiba/PR - Fone: (41) 222-4246.
Diretoria da APPD
Presidente: Jandira Trainotti
Vice-presidente: João Jaçir Cabral
1º Secretário: João Jaçir Cabral Jr.
2º Secretário: Geanine Cabral
1º Tesoureiro: João Avelino Trainotti
2º Tesoureiro: José Samuel da Conceição Coelho
Conselho Médico: Dr. Giorgio Fabrini